terça-feira, 13 de novembro de 2007

Momento Pastoral


Acompanhe todas as quintas-feiras, a partir das 13h30, na Rádio Educativa Padre Cícero FM 104,9, o Programa Momento Pastoral. Pelas ondas do rádio, você participa do momento pastoral da Paróquia do Menino Jesus de Praga, com o nosso Pároco Padre José Alves de Oliveira, o nosso Vigário Paroquial Padre Antonio José Clementino e a participação de Aureliano Gondim. Escute também pela internet, no site: www.radiopadrecicero.org.br.

As nossas Comunidades na Festa de Cristo Rei


Dia 25 de novembro, dia em que a Igreja celebra a Festa de Cristo Rei, a nossa Paróquia estará dando início à festa do nosso Padroeiro, o Menino Jesus de Praga. Às 18h, estaremos dando início a uma caminhada com todas as forças vivas da nossa Paróquia. Iniciaremos saindo das dependências do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória e vamos até a igreja matriz do Menino Jesus de Praga. Lá, participaremos da Santa Eucaristia e do Hasteamento da Bandeira. Participe conosco! Discípulos(as) missionários(as), reunidos em Família, celebrando a Vinda do Senhor!

Festa do Menino Jesus de Praga - Novo Juazeiro
25 de novembro de 2007, 27 de dezembro de 2007 a 06 de janeiro de 2008

Discípulos(as) missionários(as),
reunidos em família, celebrando a vinda do Senhor.


Querido(a) paroquiano(a),
Querido devoto, querida devota do Menino Jesus.
Mais um FESTEJO EM HOMENAGEM AO NOSSO PADROEIRO!
Começamos com a Festa de Cristo Rei.
Sua realeza, porém, é diferente, é a realeza do Serviço. Ele nos fala de “famintos e doentes, de maltrapilhos e presidiários, de cordeiros e cabritos...” ele nos fala de “pão e de água, de remédios, de roupa e de visita fraterna”. Ele é um Rei que exalta “os valores corriqueiros da vida diária”. A gente se sente feliz com o TESTEMUNHO DO REI!
Busquemos nesses dias de Festa, vivenciar o que as SANTAS MISSÕES POPULARES nos motivam.
Queremos expressar neste convite, o nosso agradecimento a Deus e aos irmãos(ãs) pelo amor a Cristo e à Igreja e, sobretudo, pelo espírito de comunhão que caracteriza e nos encanta a Paróquia do Menino Jesus de Praga com suas “comunidades eclesiais vivas, unidas e acolhedoras”.
Queremos ao mesmo tempo convocar os irmãos(ãs) para concretizar suas tarefas expressas na pauta deste Programa. Reconhecemos que há muito esforço e entusiasmo pela realização da Festa do nosso Padroeiro.
Invoco a proteção do Menino Jesus para todos aqueles que se sentem responsáveis em suas comunidades. Que o nosso Padroeiro seja uma luz e alento na riqueza dos seus ricos trabalhos pastorais e evangelizadores, vivenciando as Santas Missões Populares, como discípulos(as) missionários(as).
Por isso, os nossos corações enchem-se de alegria e de esperança, com sua resposta ao nosso convite: Venham conosco celebrar!
Seus irmãos:

O Pároco e o Vigário Paroquial.
A comissão Coordenadora.
E os(as) irmãos(ãs) de Comunidade.

Festa de Cristo Rei

Novo Juazeiro, novembro de 2007


25/11/2007

PROGRAMAÇÃO (Festa de Cristo Rei)
Festa de Cristo Rei “Dia dos Cristãos Leigos e Leigas” com Procissão saindo do Mosteiro de N. Sra. da Vitória até a Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga, Celebração Eucarística, anúncio dos Festejos e Hasteamento da Bandeira.

29/11 a 08/12
Homenagem das CRIANÇAS ao Menino Jesus de Praga. Dia 08 (N. Sra. da Conceição) Missa da 1ª Eucaristia às 9h, na Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga.

30/11 a 02/12
5º Festival Menino Jesus da Música Católica. Às 19h, no Centro de Integração Educacional Vicência Maria de Oliveira, Novo Juazeiro. Tema: Discípulos e Missionários, cantando as maravilhas do Senhor.

15 a 24/12
NATAL EM FAMÍLIA.

24/12/2007
Confraternização e Missa às 22h com toda a comunidade Paroquial.

Homenagem Sócio-Religiosa ao Menino Jesus de Praga (Novenário Solene)

27/12/2007 - A salvação está perto. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamos as armas da luz. (Jo, 2-8).

Pregador: Padre José Alves de Oliveira. Tenda e missa na Comunidade de ? às 17h. Em seguida, procissão. Novena às 19h. Quermesse e Bingo. Noitários: Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa e Grupo Raios de Sol. Príncipe/Princesa:

28/12/2007 - Criai ânimo! Ele enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos. (Mt 2, 13-18).
Pregador: Padre Adalmiran Vasconcelos. Tenda e missa na Comunidade de ? às 17h. Em seguida, procissão. Novena às 19h. Quermesse e Bingo. Noitários: Pastoral Litúrgica, Pastoral Familiar, Pastoral de 2ª União, Pastoral Pré-Matrimônio. Príncipe/Princesa:


29/12/2007 - Vinde todos e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor. (Lc 2, 22-35).
Pregador: Iranildo Dantas (Toinho). Tenda e missa na Comunidade de São Pedro, Apóstolo às 17h. Em seguida, procissão. Novena às 19h. Quermesse e Bingo. Noitários: Confrades Vicentinos, Terço com os Homens e Coroinhas. Príncipe/Princesa:


30/12/2007 - Discípulos(as) missionários(as), reunidos em família, celebrando a vinda do Senhor. (Mt 2, 13-15. 19-23).

Pregador: Antonio Gelmar. Tenda e missa na Comunidade de Santo Expedito (Betolândia) às 17h. Em seguida, procissão. Novena às 19h. Quermesse e Bingo. Noitários: ECC, Equipe Dirigente 2007 e 2008, todos os Círculos do I ao XV Encontro e Oratório Nossa Senhora Auxiliadora (Betolândia). Príncipe/Princesa:


01/01/2008 - Como Maria, alegremo-nos e guardemos no coração as maravilhas do Senhor. (Lc 2, 16-21).

Pregador: Aureliano Gondim. Tenda e missa na Comunidade de N. Sra. do Rosário às 17h. Em seguida, procissão. Novena às 19h. Quermesse e Bingo. Noitários: Pastoral da Juventude, Pastoral da Educação (Prof. e Alunos das Escolas da Paróquia) e Sal da Terra (RCC). Príncipe/Princesa:


02/01/2008 - Movidos por amor, preparemos com alegria o caminho do Senhor. (Jo 1, 19-28).
Pregador: Tio Paulo. Tenda e missa na Comunidade de N. Sra. dos Milagres às 17h. Em seguida, procissão. Novena às 19h. Quermesse e Bingo. Noitários: Catequese, MECE’S, Crisma, Pastoral do Batismo e Pastoral Bíblico-Catequética. Príncipe/Princesa:


03/01/2008 - “Eis o Cordeiro de Deus”. É hora de despertar. A salvação já chegou. (Jo 1, 29-34).

Pregador: Padre Edson Bantim. Tenda e missa na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus (Vila Figueiredo) às 17h. Em seguida, procissão. Novena às 19h. Quermesse e Bingo. Noitários: Infância Missionária, COMIPA, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Acolhida. Príncipe/Princesa:


04/01/2008 - Alegres com o Nascimento do Menino. Vejamos onde habita o Salvador. (Jo 1, 35-42).

Pregador: Padre Paulo Lemos. Tenda e missa na Comunidade de São Francisco às 17h. Em seguida, procissão. Novena às 19h. Quermesse e Bingo. Noitários: Missionários da Mãe Rainha, Apostolado da Oração e Legião de Maria. Príncipe/Princesa:


05/01/2008 - A luz brilhou nas trevas. Viemos com presentes adorá-lo. (Mt 2, 1-12).
Pregador: Dom Newton Holanda Gurgel. Tenda e missa na Comunidade de ? às 17h. Em seguida, procissão. Novena às 19h. Quermesse, leilão e Bingo. Noitários: Oficinas de Oração, Grupo de Oração Jesus, Maria e José, Pastoral do Bom Samaritano e Pastoral Vocacional. Príncipe/Princesa:


06/01/2008 - Epifania do Senhor. (Mt 2, 1-12).

Missa da Crisma (9h) - Celebrante Oficial: Dom Fernando Panico

Procissão de encerramento: 17h

Itinerário: Av. Castelo Branco, Rua Olgive de Melo (Praça da Alegria), Av. Antonio Sales, Rua Manoel Lopes Bezerra (131), Av. Castelo Branco e Igreja Matriz.

Missa Dominical: 19h

Pregador: Padre Antonio José Clementino. Noitários: Todas as Comunidades da Paróquia.

V Festival Menino Jesus da Música Católica


Nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro, no Centro de Integração Educacional Vicência Maria de Oliveira, às 19h, acontecerá a 5ª edição do Festival Menino Jesus da Música Católica. Para este ano, o seguinte tema: Discípulos e Missionários, cantando as maravilhas do Senhor. As inscrições vão até o dia 20 de novembro. Participe você com o seu grupo de canto e venha festejar conosco! Prêmios para os três primeiros lugares. Informações: 88 3572-2254.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Escola Fé e Vida



Como diz o Plano Pastoral Diocesano (PPD), as Paróquias devem primar por uma formação catequética para os seus agentes de pastoral. A fim de atender a esta necesidade, surge a Escola Fé e Vida. Em nossa Paróquia, a experiência está se consolidando a cada dia que passa. Contamos com a coordenação de Tio Paulo e com a participação dos facilitadores, Santos, Helena Bringel, D. Mírian, D. Ana Bibiano, Aureliano Gondim e de nosso Vigário Paroquial, o Padre Antonio José Clementino.

Os nossos Sacristães


Da esquerda para a direita - Wandemberg (Vando), Fábio, Júnior, Wagner e Wandemburgo (Buba). Eis os Sacristães da Paróquia do Menino Jesus de Praga.

Capela do Santíssimo Sacramento



No dia 21 de setembro de 2007, o nosso bispo diocesano, Dom Fernando Panico esteve presidindo a celebração de bênção da Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga. Foi uma celebração muito bonita. O Pároco, Padre José Alves e o Vigário Paroquial, Padre Antonio José concelebraram esta Santa Eucaristia. Significado do Sacrário: O CRISTO PANTOCRATOR. Desde o século IV, no período pré-iconoclasta, o Cristo é representado como soberano, sentado sobre um trono, à maneira de um imperador Romano, exemplo de soberano, neste período. Poucas diferenças existem entre este tipo de representação e a representação medieval Bizantina do Cristo Pantocrator (Pan Creator = Criador de todas as coisas). Em nossa Paróquia, o Evangeliário foi adaptado para ser o Sacrário. O Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia.

O Pároco e o Vigário Paroquial



A nossa Paróquia tem a alegria de poder contar com dois padres maravilhosos. O nosso Pároco, Padre José Alves de Oliveira e o nosso Vigário Paroquial, Padre Antonio José Clementino. Que Deus os abençõe!